Novidades da Aperam

O que rolou em setembro

01/10/2018

A Aperam esteve em diversos eventos no mês de setembro com soluções inovadoras e diferenciadas para cada segmento. Confira abaixo alguns desses eventos

Fenasan 2018 - Inox revoluciona gestão hídrica

A Aperam South America participou em setembro da Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, promovida há 29 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp. A empresa mostrou como cidades da Ásia reduziram drasticamente as perdas com vazamentos e intervenções de obras emergenciais após substituir materiais convencionais na tubulação de água por aço inoxidável. Em Tóquio, o aço inoxidável permitiu que os níveis de perda de água nas tubulações da cidade caíssem de 15,4% para 2%, após a substituição de 100% dos tubos de materiais convencionais por tubos de inox.

A perda hídrica causada por vazamentos nas tubulações de água tratada é um problema recorrente e crônico das cidades pelo mundo, independentemente do nível de desenvolvimento econômico de seus países. Com base em informações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no ano de 2014 houve perdas que alcançaram 35%, como em Oslo, na Noruega; mais de 35% em Nápoles, Itália;  e mais de 40%, na Cidade do México.

 

No Brasil, a média das cidades está próxima a 37%, conforme estudos do Instituto Trata Brasil com números de 2015 do Sistema Nacional e Informações Sobre Saneamento (SNIS). O indicador envolve vazamentos, erros de medição e ligações clandestinas, um prejuízo estimado de R$ 8 bilhões.

 

O aço inoxidável proporciona uma verdadeira revolução silenciosa na gestão pública de recursos hídricos. O inox gera ganhos de eficiência e de sustentabilidade ao longo de muitas décadas e está repleto de benefícios ambientais porque é altamente resistente ao desgaste, quimicamente inerte, ou seja, não reage ao contato de alimentos e bebidas, impede adesão de substâncias e bactérias, possui longa durabilidade e exige pouca manutenção.

 

Para transportar água, a solução que se mostrou bem sucedida em Tóquio e Seul foi utilizar o aço inoxidável na forma de tubos e conexões em tubos corrugados. Esse tipo de material reduz a necessidade de juntas soldadas, o que minimiza o risco de vazamentos na tubulação. As corrugações ainda tornam os tubos mais fáceis de serem alocados, permitindo sua instalação e dobra em pontos de difícil acesso.

 

O resultado de participação no evento foi excelente pois já tivemos várias solicitações de cotação, além de reunião agendada com a diretoria da Sabesp ( é uma empresa brasileira que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no Estado de São Paulo).

Rio Oil & Gas - Inox aumenta eficiência e sustentabilidade da indústria da energia

Aperam South America participou em setembro da Rio Oil & Gas 2018, o maior evento do setor na América Latina e mostrou como o aço inoxidável eleva a performance de equipamentos, diminui custos e também reduz a necessidade de manutenção.

Durante o evento, o pesquisador da Aperam, Adolfo Viana, apresentou os resultados de investigação técnica sobre efeitos e impactos que a corrosão atmosférica no litoral e em alto mar traz aos materiais tradicionais e ao aço inoxidável. Em quatro anos de testes, mesmo com espessura cinco vezes menor, o aço inoxidável manteve-se íntegro, enquanto os materiais tradicionais perderam 95% de sua massa e, praticamente, se desintegraram.

Guarda corpo, chapas expandidas, tubos rígidos e flexíveis com diferentes diâmetros, espessuras e acabamento, são exemplos do uso de aço inoxidável produzido pela Aperam South America.

O estande da empresa recebeu a visita de 1356 pessoas durante os 4 dias de realização do evento, no Rio de Janeiro.

Compartilhar: