fbpx

Novidades da Aperam

O que rolou em setembro

A Aperam esteve em diversos eventos no mês de setembro com soluções inovadoras e diferenciadas para cada segmento. Confira abaixo alguns desses eventos

Fenasan 2018 - Inox revoluciona gestão hídrica

A Aperam South America participou em setembro da Fenasan – Feira Nacional de Saneamento e Meio Ambiente, promovida há 29 anos consecutivos pela AESabesp – Associação dos Engenheiros da Sabesp. A empresa mostrou como cidades da Ásia reduziram drasticamente as perdas com vazamentos e intervenções de obras emergenciais após substituir materiais convencionais na tubulação de água por aço inoxidável. Em Tóquio, o aço inoxidável permitiu que os níveis de perda de água nas tubulações da cidade caíssem de 15,4% para 2%, após a substituição de 100% dos tubos de materiais convencionais por tubos de inox.

A perda hídrica causada por vazamentos nas tubulações de água tratada é um problema recorrente e crônico das cidades pelo mundo, independentemente do nível de desenvolvimento econômico de seus países. Com base em informações da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), no ano de 2014 houve perdas que alcançaram 35%, como em Oslo, na Noruega; mais de 35% em Nápoles, Itália;  e mais de 40%, na Cidade do México.

 

No Brasil, a média das cidades está próxima a 37%, conforme estudos do Instituto Trata Brasil com números de 2015 do Sistema Nacional e Informações Sobre Saneamento (SNIS). O indicador envolve vazamentos, erros de medição e ligações clandestinas, um prejuízo estimado de R$ 8 bilhões.

 

O aço inoxidável proporciona uma verdadeira revolução silenciosa na gestão pública de recursos hídricos. O inox gera ganhos de eficiência e de sustentabilidade ao longo de muitas décadas e está repleto de benefícios ambientais porque é altamente resistente ao desgaste, quimicamente inerte, ou seja, não reage ao contato de alimentos e bebidas, impede adesão de substâncias e bactérias, possui longa durabilidade e exige pouca manutenção.

 

Para transportar água, a solução que se mostrou bem sucedida em Tóquio e Seul foi utilizar o aço inoxidável na forma de tubos e conexões em tubos corrugados. Esse tipo de material reduz a necessidade de juntas soldadas, o que minimiza o risco de vazamentos na tubulação. As corrugações ainda tornam os tubos mais fáceis de serem alocados, permitindo sua instalação e dobra em pontos de difícil acesso.

 

O resultado de participação no evento foi excelente pois já tivemos várias solicitações de cotação, além de reunião agendada com a diretoria da Sabesp ( é uma empresa brasileira que detém a concessão dos serviços públicos de saneamento básico no Estado de São Paulo).

Rio Oil & Gas - Inox aumenta eficiência e sustentabilidade da indústria da energia

Aperam South America participou em setembro da Rio Oil & Gas 2018, o maior evento do setor na América Latina e mostrou como o aço inoxidável eleva a performance de equipamentos, diminui custos e também reduz a necessidade de manutenção.

Durante o evento, o pesquisador da Aperam, Adolfo Viana, apresentou os resultados de investigação técnica sobre efeitos e impactos que a corrosão atmosférica no litoral e em alto mar traz aos materiais tradicionais e ao aço inoxidável. Em quatro anos de testes, mesmo com espessura cinco vezes menor, o aço inoxidável manteve-se íntegro, enquanto os materiais tradicionais perderam 95% de sua massa e, praticamente, se desintegraram.

Guarda corpo, chapas expandidas, tubos rígidos e flexíveis com diferentes diâmetros, espessuras e acabamento, são exemplos do uso de aço inoxidável produzido pela Aperam South America.

O estande da empresa recebeu a visita de 1356 pessoas durante os 4 dias de realização do evento, no Rio de Janeiro.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.