Novidades da Aperam

Novidades para setor agroindustrial

08/11/2016

A Aperam esteve presente no 17º Seminário Brasileiro Agroindustrial: A Usina Lucrativa, compartilhando mais uma aplicação do inox que traz benefícios para o agronegócio. Trata-se do uso do material na fabricação de taliscas. A peça é utilizada nas esteiras que compõem o processo de recebimento e transporte de cana-de-açúcar nas usinas sucroalcooleiras.

 Originalmente produzidas em aço carbono, as taliscas eram descartadas no período de entressafra, pois são mais sujeitas ao desgaste e à corrosão. Produzida em aço inox 410D, a talisca tem maior vida útil, reduzindo as intervenções para manutenção e os gastos com mão de obra.

As taliscas de aço inox estão em fase de testes na Usina Alta Mogiana, em São Joaquim da Barra (SP). “É uma ideia inovadora, que alivia o peso no transportador, pois a talisca de inox pode ser menos espessa. Isso ajuda também a conter o desgaste das correntes. Outro ponto é que praticamente não há corrosão”, destaca o gerente do departamento de Extração do Caldo da Usina Alta Mogiana, Ronildo Campos da Silva.

De acordo com o analista de negócios da Aperam, Raphael Rodrigues Correia, as usinas de açúcar e álcool tem o objetivo de reduzir o período de entressafra. “Para isso elas estão buscando materiais que aumentam a vida útil do equipamento e diminuem as interferências na manutenção, o que consequentemente reduz os custos. O inox tem sido a solução perfeita para o que elas buscam”, destaca Raphael.

O evento, realizado entre 26 e 27 de outubro, em Ribeirão Preto (SP), debateu as recentes soluções técnicas que proporcionaram resultados positivos para o setor agroindustrial.

Compartilhar: