Novidades da Aperam

Nova aplicação, mais oportunidades

25/09/2017

De olho no mercado automotivo, a Aperam South America fez sua estreia no Simpósio SAE Brasil Car Body, realizado no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de São Paulo nos dias 20 e 21 de setembro. Em sua quarta edição, o evento reuniu montadoras e fornecedores de matérias-primas com atuação no Brasil, para um debate sobre as tecnologias que agregam competitividade aos automóveis – na medida em que se tornam menos poluentes e mais seguros.

Jesse Paegle, da área de Desenvolvimento de Negócios Automotivos da Aperam na Europa, explica que a participação da Empresa no evento tem relação direta com o desenvolvimento da família de aços inoxidáveis MaX, concluído em 2016. A linha conta com dois tipos de produtos que podem ser usados nas carrocerias dos veículos (o MaX 1.2HY e o MaX 1.6). “A Aperam já está presente há muitos anos no ramo automotivo, mas, até então, com produtos para escapamentos ou para itens de acabamento, como maçanetas. A nova família de aços inoxidáveis, de altíssima resistência, amplia nossas possibilidades nesse segmento”, explica.

As peças apresentadas pela Aperam no Simpósio foram desenvolvidas em conjunto com parceiros do segmento automotivo, que já vêm fabricando estruturas de carroceria com o aço da Empresa em escala industrial. “O próximo passo será a adoção efetiva pelas montadoras, o que deve ocorrer a partir de 2020, levando em conta o período para o desenvolvimento de novos veículos. Estamos otimistas com essas possibilidades, especialmente em razão da boa recepção que tivemos no evento”, destaca Jesse.

Para o engenheiro de aplicação da Aperam South America, Caio Pisano, a participação no Simpósio foi, ainda, uma chance para a Empresa conhecer de perto as perspectivas do mercado automotivo no Brasil. “Nos aproximamos das montadoras e fomentamos a ideia de novas aplicações para o aço inoxidável, que já tem tido uma excelente aceitação”, conclui.

 

Próxima parada

Como parte da estratégia global da Aperam para o mercado automotivo, a Empresa já se programa para participar do Euro Car Body, na Alemanha, em outubro.

Compartilhar: