Novidades da Aperam

Instituto do Inox realiza formatura da turma do curso de solda MIG

04/12/2018

O Instituto do Inox por meio da Fundação Aperam Acesita realizou na tarde da última sexta-feira (30), a formatura da sua turma do curso de solda MIG. Ao todo foram 40 horas de aula, onde foram abordados os processos de solda MIG e acabamento dos aços inoxidáveis por meio dessa técnica. Processo de soldagem, regulagem de máquinas, consumíveis, medidas de controle e segurança  e atividades práticas foram algumas ações realizadas durante as aulas.

No encerramento do curso estiveram presente os instrutores e o diretor do Instituto do Inox, Adolfo Viana, que abordou na sua fala a falta de profissionais no mercado e as perspectivas e os desafios do projeto da Aperam para aumentar o consumo per capita do inox no Brasil e das oportunidades que os novos formandos podem captar frente às demandas de mercado neste segmento. O aço inox se destaca na relação de custo benefício frente aos outros aços, suas propriedades garantem maior durabilidade, resistência a corrosão entre outros benefícios. Outro fator chave de sucesso o profissional qualificado, realiza a soldagem utilizando as técnicas corretas, evitando retrabalho e falhas de processo.

Ao ser reconhecido como o único Instituto a oferecer cursos na área do aço inox, muitos interessados por essa matéria prima se deslocam de diversas cidades do Brasil para participar das aulas sobre o inox em Timóteo, como o ex-funcionário da Aperam, o engenheiro mecânico Euler Santos. Após atuar na empresa durante 25 anos, Euler hoje mora em Ouro Branco/MG. Com planos para empreender, o engenheiro começou a pesquisar mais sobre o inox e encontrou no Instituto uma oportunidade de aprender. “Pra mim o curso trouxe uma certeza do caminho em que pretendo trilhar em 2019. Empreender é um desafio, mas analisando as oportunidades por meio das aulas eu me empolguei bastante com o aço inox, que fez parte da minha trajetória profissional durante muito tempo”, destaca o engenheiro hoje aposentado.

Compartilhar: