fbpx

Novidades da Aperam

Inox e cana-de-açúcar: combinação que dá certo

Foi durante a visita a uma usina do setor sucroalcooleiro, no interior de São Paulo, que uma aplicação inédita do aço inox no Brasil começou a ser desenhada. Uma pilha de taliscas – peça utilizada nas esteiras que compõem o processo de recebimento e transporte de cana-de-açúcar – descartadas no período de entressafra despertou a atenção da equipe da Aperam.

Após o insight de produzir a peça em inox, era preciso buscar um fabricante nacional para testar o componente. Uma empresa de Piracicaba aceitou o desafio e as novas peças foram incorporadas ao processo de uma usina-piloto, ainda no início de 2015. “Estamos próximos do fim da segunda safra e já observamos bons resultados. Nas medições realizadas no fim da primeira safra não detectamos nenhuma perda de espessura ou processo corrosivo, ao contrário do que acontece com taliscas de aço carbono. A expectativa é de que as peças em inox 410D tenham maior vida útil, o que reduzirá as intervenções para manutenção e os gastos em mão de obra, entre outros aspectos”, explica Iwao Ishizaki Neto, engenheiro de Aplicação da Aperam.

As taliscas fabricadas em aço carbono estão mais sujeitas ao desgaste e à corrosão. “Além disso, nosso modelo é cerca de 40% menos espesso, o que reduz o peso da esteira que o motor deve movimentar”, acrescenta o analista de Negócios da Aperam, Raphael Rodrigues Correia.

Apesar dos resultados positivos já observados, a equipe prosseguirá com os testes por mais uma safra, a fim de obter um diagnóstico preciso do comportamento do material nessa função. Os primeiros resultados serão apresentados durante o ‘17º Seminário Brasileiro Agroindustrial: a Usina Lucrativa’, realizado em Ribeirão Preto nos dias 26 e 27 de outubro.


Clique aqui e conheça a ficha técnica do produto.

 

Agenda

‘Seminário Brasileiro Agroindustrial: a Usina Lucrativa’, dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Eventos Taiwan (Rodovia Ribeirão Preto, km 310, Bonfim Paulista).

Case da Aperam será apresentado no dia 27.

Outras informações sobre o evento podem ser acessadas em sbaeventos.com.br

Taliscas em inox já instaladas em esteira, anteriormente ao início da safra de 2015
Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.