Novidades da Aperam

Inox e cana-de-açúcar: combinação que dá certo

05/10/2016

Foi durante a visita a uma usina do setor sucroalcooleiro, no interior de São Paulo, que uma aplicação inédita do aço inox no Brasil começou a ser desenhada. Uma pilha de taliscas – peça utilizada nas esteiras que compõem o processo de recebimento e transporte de cana-de-açúcar – descartadas no período de entressafra despertou a atenção da equipe da Aperam.

Após o insight de produzir a peça em inox, era preciso buscar um fabricante nacional para testar o componente. Uma empresa de Piracicaba aceitou o desafio e as novas peças foram incorporadas ao processo de uma usina-piloto, ainda no início de 2015. “Estamos próximos do fim da segunda safra e já observamos bons resultados. Nas medições realizadas no fim da primeira safra não detectamos nenhuma perda de espessura ou processo corrosivo, ao contrário do que acontece com taliscas de aço carbono. A expectativa é de que as peças em inox 410D tenham maior vida útil, o que reduzirá as intervenções para manutenção e os gastos em mão de obra, entre outros aspectos”, explica Iwao Ishizaki Neto, engenheiro de Aplicação da Aperam.

As taliscas fabricadas em aço carbono estão mais sujeitas ao desgaste e à corrosão. “Além disso, nosso modelo é cerca de 40% menos espesso, o que reduz o peso da esteira que o motor deve movimentar”, acrescenta o analista de Negócios da Aperam, Raphael Rodrigues Correia.

Apesar dos resultados positivos já observados, a equipe prosseguirá com os testes por mais uma safra, a fim de obter um diagnóstico preciso do comportamento do material nessa função. Os primeiros resultados serão apresentados durante o ‘17º Seminário Brasileiro Agroindustrial: a Usina Lucrativa’, realizado em Ribeirão Preto nos dias 26 e 27 de outubro.


Clique aqui e conheça a ficha técnica do produto.

 

Agenda

‘Seminário Brasileiro Agroindustrial: a Usina Lucrativa’, dias 26 e 27 de outubro, no Centro de Eventos Taiwan (Rodovia Ribeirão Preto, km 310, Bonfim Paulista).

Case da Aperam será apresentado no dia 27.

Outras informações sobre o evento podem ser acessadas em sbaeventos.com.br

Taliscas em inox já instaladas em esteira, anteriormente ao início da safra de 2015
Compartilhar: