fbpx

Novidades da Aperam

Inox colorido

Bronze, dourado, azul, marrom, púrpura, verde e preto. Essas são as sete cores que o aço inoxidável pode ganhar após o tratamento pela Inoxcolor, única empresa na América Latina especializada neste ramo de atuação.

Com sede em Belo Horizonte e fabricação no município de Mateus Leme, na região metropolitana da capital mineira, a empresa surgiu após o fundador, Pedro Kaechele, tomar conhecimento da possibilidade de coloração do aço inox durante uma viagem à Austrália. De volta ao Brasil, descobriu que o Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) já estudava o procedimento e, por meio de uma parceria público-privada, deu início ao negócio.

O diretor da Inoxcolor, Emmanuel Alves, explica que a coloração das peças resulta de um processo eletroquímico. Após uma sequência de tratamentos, a interferência na camada de óxido da superfície da chapa de aço provoca a sensação de cor, na medida em que uma nanocamada é criada.

Atualmente, a empresa trabalha com o aço escovado e o polido. Entre as aplicações do inox colorido, estão troféus, brindes e placas publicitárias.

O próximo passo almejado pela Inoxcolor é ofertar uma linha de produtos próprios, produzida com o aço inoxidável 430, com possibilidade de utilização como revestimento especialmente na construção civil. “Estamos há algum tempo trabalhando neste projeto, em parceria com o Senai, e a expectativa é de que ainda este ano o produto chegue ao mercado”, garante Emmanuel. Ele adianta, ainda, que a empresa trabalha em desenvolvimentos visando a atender a indústria da linha branca, para a aplicação em geladeiras, fogões e micro-ondas.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.