Novidades da Aperam

Inox colorido

19/05/2017

Bronze, dourado, azul, marrom, púrpura, verde e preto. Essas são as sete cores que o aço inoxidável pode ganhar após o tratamento pela Inoxcolor, única empresa na América Latina especializada neste ramo de atuação.

Com sede em Belo Horizonte e fabricação no município de Mateus Leme, na região metropolitana da capital mineira, a empresa surgiu após o fundador, Pedro Kaechele, tomar conhecimento da possibilidade de coloração do aço inox durante uma viagem à Austrália. De volta ao Brasil, descobriu que o Centro Tecnológico de Minas Gerais (Cetec) já estudava o procedimento e, por meio de uma parceria público-privada, deu início ao negócio.

O diretor da Inoxcolor, Emmanuel Alves, explica que a coloração das peças resulta de um processo eletroquímico. Após uma sequência de tratamentos, a interferência na camada de óxido da superfície da chapa de aço provoca a sensação de cor, na medida em que uma nanocamada é criada.

Atualmente, a empresa trabalha com o aço escovado e o polido. Entre as aplicações do inox colorido, estão troféus, brindes e placas publicitárias.

O próximo passo almejado pela Inoxcolor é ofertar uma linha de produtos próprios, produzida com o aço inoxidável 430, com possibilidade de utilização como revestimento especialmente na construção civil. “Estamos há algum tempo trabalhando neste projeto, em parceria com o Senai, e a expectativa é de que ainda este ano o produto chegue ao mercado”, garante Emmanuel. Ele adianta, ainda, que a empresa trabalha em desenvolvimentos visando a atender a indústria da linha branca, para a aplicação em geladeiras, fogões e micro-ondas.

Compartilhar: