Panelas de inox: mitos e verdades

18/08/2017

Você já conheceu aqui no blog da Aperam os diversos tipos de panelas disponíveis no mercado e suas principais características. As propriedades vantajosas do aço inox têm tornado bastante comum o uso de panelas feitas desse material, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre quais cuidados se deve tomar ao utilizá-las. Por isso, hoje você vai descobrir os mitos e verdades acerca das panelas de inox para ficar bem informado na hora de comprar a sua. Continue lendo!

 

PANELAS DE INOX NÃO PODEM IR AO FORNO: Mito!

O inox possui alta resistência ao calor, até mesmo em temperaturas muito altas, por isso, as panelas de inox podem sim ir ao forno.

PANELAS DE INOX PODEM SER LAVADAS NA LAVA-LOUÇAS: Verdade!

Se a sua máquina de lavar louças tem espaço suficiente para suas panelas de inox, pode usá-la para este fim sem nenhum problema.

Panelas de inox mitos e verdades

PANELAS DE INOX NÃO DEVEM SER UTILIZADAS EM FOGÃO DE INDUÇÃO: Mito!

Você pode usá-las em qualquer tipo de fogão, como de indução, a gás e à lenha.

PANELAS DE INOX VAZIAS NÃO DEVEM FICAR SOBRE O FOGO: Verdade!

A distribuição de calor na superfície das panelas de inox é eficiente e uniforme, o que faz com que elas esquentem mais rápido e esfriem mais lentamente, mantendo por mais tempo a temperatura. Por isso, elas podem ser danificadas pelo excesso de calor, e para que possam durar mais, é importante nunca as deixar vazias sobre o fogo.

[Veja mais] Saiba como manter o inox sempre brilhando

 

USAR PANELAS DE INOX EM FOGO ALTO PODE PROVOCAR MANCHAS: Verdade!

Manchas amareladas e escuras podem aparecer caso as panelas de inox sejam usadas em fogo alto, que é desnecessário devido à sua característica de retenção de calor. Por isso, é essencial usar sempre e somente o fogo baixo, centralizando bem a panela na chama do fogo.

PANELAS DE INOX GASTAM MAIS GÁS DO QUE AS OUTRAS: Mito!

Por distribuir o calor uniformemente e manter a temperatura, cozinhar usando panelas de inox gasta menos gás em relação às demais, pois os alimentos são facilmente cozidos em fogo baixo.

QUALQUER PREPARAÇÃO DE ALIMENTOS PODE SER FEITA NAS PANELAS DE INOX: Mito!

Essas panelas são ótimas para fazer cozidos, refogados, caldos, massas, molhos e outros preparos que exigem muito calor e cozimentos rápidos. Porém, não devem ser usadas para fritura em imersão, pois ficam excessivamente quentes, podendo queimar tanto o óleo, como sua própria superfície.

[Veja mais] Aprenda a fazer uma receita de lombo na panela de inox 

PANELAS DE INOX SÃO FÁCEIS DE LIMPAR: Verdade!

Apenas sabão ou detergente neutros com água bastam para lavar inox. É importante lembrar que nunca se deve usar esponja de aço comum nas panelas de inox, pois além de arranhá-las, pode provocar manchas.

Panelas de inox mitos e verdades

PANELAS DE INOX PODEM CONTAMINAR OS ALIMENTOS: Depende.

O aço inox não oxida, por isso, dificilmente vai liberar metais e contaminar alimentos. Ocasionalmente, ferro e cromo podem ser passados para os alimentos, mas isso seria positivo, já que são nutrientes essenciais para o organismo. Por outro lado, caso o níquel presente nas panelas se desprenda, pode causar alergias. Por isso, antes de utilizar panelas novas, é importante ferver água cinco vezes para retirar impurezas e resíduos desse metal.

 

Gostou do artigo? Ainda tem dúvidas sobre as panelas de inox? Fale com a gente nos comentários!

Compartilhar: