O uso sustentável da água pela Aperam na produção do Aço Inox

24/04/2017

O desenvolvimento sustentável está em sintonia com a produção de Aço Inox da Aperam e é inerente à nossa maneira de fazer negócios. Mantemos iniciativas de contínua melhoria dos nossos processos produtivos, a fim de preservar o meio ambiente e os recursos naturais. Aqui, nós entendemos e praticamos a gestão ambiental como um dos pilares de sustentação do nosso negócio, visando contribuir para o desenvolvimento econômico sustentável de Timóteo e da região do Vale do Aço. Quer saber mais? Então continue a leitura!

Uso consciente da água

Reutilização de água em nossos processos

Nosso índice de reutilização da água industrial, captada do Rio Piracicaba, no Vale do Aço, com outorga do Instituto de Gestão de Águas (Igam), é um dos melhores da siderurgia brasileira. Recirculamos e reutilizamos 95% da água, que após passar pela estação de tratamento, é devolvida ao meio ambiente atendendo ao padrão hídrico de um curso próprio para nadar e pescar.

Monitoramos a qualidade da água dos efluentes industriais em dois pontos de coleta junto ao rio Piracicaba, analisando itens como transparência, pH e partículas sólidas. Além disso, utilizamos tanques de decantação com correção de pH nos pátios de matérias-primas, estação de tratamento físico-químico para remoção de metais pesados, caixas de separação de água e óleos nas áreas de laminação e filtro prensa e bags para desidratação de lama. Fazemos questão de usar este precioso recurso com responsabilidade, dentro de todos os parâmetros legais e em melhoria contínua.

O Centro de Educação Ambiental

A preservação da água é feita também diariamente direto na fonte, no Centro de Educação Ambiental da Aperam – Oikós – que contempla 34 nascentes em seus 989 hectares remanescentes de Mata Atlântica. Isso significa que 25% das nascentes da cidade de Timóteo estão localizadas no Oikós, que são essenciais para a preservação dos cursos d’água (rios e córregos). A manutenção dessas nascentes garante a água limpa que abastece os cursos da cidade e é um trabalho vital para todos nós e para as novas gerações que virão.

E você, tinha conhecimento sobre todas essas ações realizadas pela Aperam em prol da sustentabilidade? Para conhecer um pouquinho mais, clique aqui!

Compartilhar: