Evox não é a evolução do inox

28/12/2016

No momento de escolher seu eletrodoméstico, fique atento! Você vai escutar de muitos vendedores que o material evox é “a evolução do inox, sendo mais resistente à oxidação e corrosão”. Porém, embora seja atrativa, essa afirmação é muito equivocada.

Diferença entre evox e inox

Quer saber mais? Então continue a leitura!

Conheça o Inox

Antes de abordarmos a diferença entre o inox e o evox, precisamos retomar um pouco das propriedades desses materiais.

O aço inoxidável é uma liga metálica com, pelo menos, 10,5% de cromo. Essa adição de cromo faz com que o aço inoxidável se torne superior ao aço comum – não inoxidável – em alguns quesitos, como a resistência a corrosão e ao calor, entre vários outros. É um metal, um aço, mais durável e forte.

Outros elementos podem ser adicionados ao aço inoxidável, maximizando propriedades e somando outras novas. Como resultado, o aço inox pode ser usado de diversas formas e em diversos acabamentos, com eficiência.

Eletrodomésticos em Inox

É comum encontrar eletrodomésticos feitos em inox e em diferentes acabamentos, pois são fáceis de limpar e mais duráveis. Não enferruja. É belo. É “fashion”. São muitas as suas vantagens.

As propriedades do Evox

O aço comum é formado por ferro e carbono e, ao contrário do inox, não tem resistência ao calor e a corrosão. O evox é um nome e não é um metal. É feito de um aço carbono comum com um revestimento que protege a superfície. Esse revestimento, que protege o aço, é feito de uma camada de  zinco – que é usado para proteger chapas de aço contra oxidação causada pelo ar e pela umidade – e por uma camada de tinta ou verniz, o que confere uma proteção a mais ao aço. Ou seja: o evox é o aço comum com duas camadas de proteção, compostas pelo zinco e por uma película impermeabilizante.

E isso é tão bom quanto um acabamento em aço inoxidável? Não!

O aço inoxidável é ainda superior no que se refere à oxidação, pois o próprio metal resiste a esse fenômeno e não depende de camadas de proteção. O zinco e a tinta, ou verniz, não possuem a mesma durabilidade que o aço inox. Uma vez riscada a superfície do evox o material fica exposto e começa o processo de corrosão e mudança de cor.

Evox é a evolução do Inox?

Não! Esta afirmação é uma estratégia de venda. E, embora o evox seja inferior ao aço inox no quesito resistência à corrosão e oxidação, esses dois tipos de acabamento são vendidos na mesma faixa de preço. Fique ligado

No caso do evox, é prometido ao consumidor um material ainda mais durável que o inox, mas, com o tempo, o comprador constatará que essa não é a realidade.

Outro ponto que vale a pena ressaltar é que o evox é geralmente mais escuro e fosco. Se você procura aquele acabamento brilhante característico do aço inox, então, preste atenção nisso também.

Fique atento às informações de produto para que sua compra seja justa e para que seu produto seja de qualidade.

Evox não é a evolução do aço inox.

Compartilhar: