Portal de Compras    •   Site Corporativo
Pesquisar
Close this search box.

Novidades da Aperam

ENARTcinho: Oficina de Stop Motion para crianças

A convocatória ENARTCinho, de vídeos para as crianças, selecionou diversas ações artísticas nas regiões do Vale do Aço e Vale do Jequitinhonha para os canais do Youtube do Hibridus Dança e da Aperam No Brasil. Para o próximo domingo, dia 4 de outubro, às 16h, a artista Ariel Bertola, de Ipatinga, criou um vídeo de arte-educação com uma “Oficina de Stop Motion”.
 
Arte-educação é uma ação que estimula o conhecimento sobre arte e a produção artística.  A proposta do vídeo da Ariel é voltada para crianças entre 6 e 12 anos, mas também é um convite para toda família, pois os pais ou responsáveis podem ajudar as crianças na produção do stop motion.
 
Stop Motion é uma técnica de animação muito usada com recursos de uma máquina fotográfica ou de um computador, onde se utiliza materiais comuns como madeira, massa de modelar entre outros para criar vídeos  com animações.
Ariel Bertola
 
Graduada em um curso Interdisciplinar em Artes e Design pela UFJF e pós-graduanda em Arte Educação pelo SENAC. Atriz de formação, realiza ações educativas em ambientes de educação não formal, incluindo mediações em museus e espaços culturais.
 
Ariel acredita que o papel da arte seja ativar a imaginação e a memória permitindo a recriação de cenários a partir das experiências. “A arte abre caminho para o pensar criticamente, aprimorando os sentidos, desenvolvendo a linguagem visual e rompendo com conceitos ideológicos. Ofertar uma infância artística é transformar olhares e abrir novas possibilidades de mundo” cita a artista.
 
Ação Educativa “Oficina de Stop Motion”
 
O ensino-aprendizado da arte envolve a observação, a contextualização e a produção de arte. Pensando nesses três eixos principais, a proposta de ação artística passa, de forma sutil e evocando a ludicidade, por todos eles. É uma oportunidade de experimentar a produção com massinha, que acompanha todo o processo de fazer o cenário e os elementos presentes no stop motion e que será ensinado através de um aplicativo de celular gratuito (já que o público é infantil e, dessa forma, não é preciso nenhum conhecimento técnico de filmagem e edição).
 
O stop motion produzido pela Ariel durante o vídeo será sobre a Tarsila do Amaral, artista brasileira que conquistou um grande espaço na história da arte e hoje está em diversos museus pelo mundo inteiro. Ao longo do vídeo, enquanto cria o cenário e os elementos, contará um pouco sobre a história desta artista e porque ela é um nome tão importante na arte brasileira. Desta forma as crianças durante o processo de produção do stop motion, irão aprender também sobre contextualização e produção de arte. 
 
A oficina abordará de forma leve e dinâmica os elementos fundamentais da arte-educação, contribuindo para a formação do repertório visual e para o estímulo da sensibilidade das crianças.
Espaço Hibridus Ponto de Cultura
 
Localizado no centro da cidade de Ipatinga, o Espaço Hibridus Ponto de Cultura é um local de criação, fruição, compartilhamento e apresentações do grupo de dança Hibridus. Desde sua criação o Espaço Hibridus, hoje Ponto de Cultura, além de acolher as ações do Hibridus Dança, também acolheu diversos outros artistas, da região e de outros estados em suas propostas artísticas sejam elas apresentações, work in progress, exposições de moda ou fotográficas, artes plásticas, debates e seminários, enfim toda ação artística preferencialmente com uma linguagem mais contemporânea.
 
Mantém uma programação com atividades durante todo ano como as aulas de pilates, yoga, forró pé de serra, dança contemporânea e, mais recentemente, massagem relaxante. Em função da pandemia as aulas de forró estão suspensas devido a regulamentação municipal.
 
Vários artistas tiveram seus trabalhos em exposição no Espaço Hibridus Ponto de Cultura como a estilista Vanuza Bárbara, os fotógrafos Nilmar Lage, Rodrigo Zeferino, Cauãn Bittencourt, dentre outros. O espaço também abriga o Acervo Hibridus, hoje fechado para visitações, com cerca de mais de 2.000 títulos em arte, literatura, arquitetura, etc. e também foi responsável pelo lançamento das três edições do Caderno ENARTCi e de outros títulos de artistas locais bem como de outros estados como São Paulo e Bahia.
 
O Espaço Hibridus Ponto de Cultura é uma plataforma física onde a arte está sempre em movimento, em estudo e em compartilhamento com o entorno e a comunidade. É um espaço de encontro entre artistas e a arte, um espaço de sustentabilidade e motor para as ações artísticas da cidade.
 
O vídeo Ação Educativa “Oficina de Stop Motion” será exibido dia 4 de outubro, domingo, às 16h, nos canais do Youtube do Hibridus e da Aperam No Brasil e no dia 2 de outubro, sexta-feira, às 18h30, acontecerá uma live com Ariel Bertola pelo Instagram do Hibridus Dança, falando sobre sua participação na Convocatória ENARTCinho 2020.
 
Os vídeos da programação do ENARTCinho 2020 serão exibidos sempre aos domingos às 16h até o dia 1º de novembro. 
 
Para acompanhar a programação basta se inscrever no canal do Youtube do HibridusDança:
 
https://www.youtube.com/channel/UC5igkUwHiV_dGGmpV7JfZCg
e da Aperam No Brasil:  https://www.youtube.com/user/aperambrmais 
 
Para maiores esclarecimentos
 
E-mail: hibridus@hibridus.com.br
 
site www.hibridus.com.br
 
WhatsApp: (31) 98551-3323
 
Curadoria e direção artística: Wenderson Godoi
 
Curadoria e coordenação de comunicação: Luciano Botelho 
 
 A cultura não pode ser entendida só como diversão. Ela não só contribui para a renda, como é cada vez mais decisiva para potencializar a inovação nos países.
 
Compartilhar: