Novidades da Aperam

Concreto e inox: a liga perfeita

31/10/2017

Quando a Aperam South America chegou à Concrete Show 2017, no último mês de agosto, apresentando dois caminhões betoneira em aço inoxidável 410D, não havia dúvidas: o projeto lançado em 2016 havia gerado resultados positivos. Após um ano de testes e com uma nova unidade adquirida por outro cliente do setor, os benefícios trazidos pelo inox ao equipamento são evidentes (clique aqui e saiba mais sobre a presença da Empresa no evento).

O Grupo Convicta, especializado em equipamentos para concreto, foi responsável pelo desenvolvimento da segunda unidade do caminhão betoneira, lançada no evento em São Paulo. Suelen Prudente, do departamento Comercial do Grupo, destaca que a Convicta conheceu o projeto em 2016 e decidiu apostar na ideia ao conhecer as muitas vantagens da utilização do aço inoxidável em ambientes com alta umidade. “Vimos que a unidade piloto, da Valemix, completou um ano de uso praticamente sem desgaste nas facas e decidimos apostar no caminhão. O trabalho com concreto envolve umidade e os modelos em aço carbono acabam criando uma crosta de ferrugem, que vai diminuindo aos poucos a espessura da chapa. O inox muda essa relação e elimina esse problema”, explica.

Outra vantagem percebida no modelo em aço inoxidável foi a possibilidade de redução do peso da betoneira, o que aumenta a vida útil do caminhão. “As chapas em inox são mais leves e permitem uma redução de mil a 1.500 quilos no peso total da betoneira”, garante Suelen. As paradas para manutenção também se tornaram menos frequentes e menos dispendiosas.

Para comprovar na prática os benefícios destacados, o modelo fabricado pela Convicta já está sendo utilizado pela concretora Supermix, que fará um controle rigoroso dos desgastes sofridos pelo equipamento.

“Além disso, já estamos produzindo outras unidades para clientes que efetivaram a compra após conhecer o projeto na feira. Vamos acompanhar de perto o desempenho do material ao longo dos próximos quatro anos, que é a vida útil do modelo em aço carbono. Pelo o que vimos até agora, estamos otimistas de que teremos excelentes resultados”, finaliza Suelen.

Compartilhar: