Você conhece as possibilidades de uso do inox na Indústria Automobilística?

21/11/2016

Você sabia que a indústria automobilística vem se modernizando cada dia mais e apostando em materiais mais resistentes e ecológicos? O aço inox é um desses materiais. Isso mesmo, várias partes de nossos carros são feitas de aço inoxidável, material que não enferruja fácil e que resiste às más condições do clima. Quer saber um pouco mais sobre isso? Então continue a leitura!

Aço inox em carros

Inox nas peças de carros

Como certas partes do veículo correm mais riscos de enferrujar e outras sofrem com temperaturas muito altas, tipos distintos de aço, da família dos aços ferríticos, são recomendados para diferentes áreas do veículo.

Na fabricação de automóveis, o aço inoxidável é utilizado principalmente nos sistemas de exaustão – escapamento –, nos tubos ou cápsulas de catalisadores e silenciosos. Utilizar o inox no escapamento dos veículos significa ter um mundo mais limpo e um ar mais puro, pois ele contribui com a redução de poluentes emitidos na atmosfera.

O airbag é um elemento de segurança obrigatório em todos os carros desde 1998 e também conta com o aço inox para uma composição perfeita. Uma malha de fios impede que partículas indesejáveis entrem na bolsa de ar e a danifiquem. Essa malha também resfria o ar dentro do airbag, quando ele é ativado. O inox garante a qualidade do airbag e faz com que ele dure no decorrer de toda a vida útil do automóvel.

Inox em carros

Além dessas atuações, o aço inoxidável ainda pode ser aplicado em diversas outras áreas no processo de fabricação de veículos, como: chapas de peças automotivas, estampagem em geral, disco de freio, limpadores de para-brisa e antenas, frisos de porta, estrutura de ônibus, abraçadeiras, filtros e tanques de combustível, juntas de vedação e mediadores de nível de óleo.

Graças às propriedades do aço inoxidável, ao utilizar o inox na fabricação desses materiais, a indústria obtém equipamentos que duram por mais tempo, que são mais leves e de menor espessura.
Quer saber mais sobre o universo do aço inox? Então confira esse artigo especial sobre o uso desse material nas Olimpíadas Rio 2016!

Compartilhar: