Ser ambientalmente correto: um compromisso da Aperam

30/01/2018

Atualmente, empreender, em qualquer tipo e tamanho de negócio, significa dar atenção e preocupar-se com cada aspecto do meio ambiente, em todas as etapas da produção. Diante da tomada de consciência mundial referente à preservação e conservação do meio ambiente ocorrida nos últimos anos, há necessidade de um grande processo de transformação nas empresas, que devem se preocupar em manter a gestão ambiental em plena conformidade. 

É por isso que a Aperam trabalha nos moldes da International Organization for Standardization, mais conhecida pela sigla ISO. Contar com um sistema de gestão ambiental conhecido e reconhecido no mundo envolve uma série de vantagens diante do mercado, da sociedade e do público interno da organização. A certificação voltada para o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) de uma empresa é a ISO 14001, que abarca os seguintes pontos: sistema de gestão ambiental, auditorias ambientais, rotulagem ambiental, comunicação ambiental, análise do ciclo de vida, desempenho ambiental, aspectos ambientais e terminologia.

Além da aplicação do SGA, para a Aperam cumprir seu maior compromisso, que é produzir aço com energia limpa e renovável, sendo rentável e ecológica ao mesmo tempo, a empresa também adota, por meio da plataforma VG Resíduos, diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Os 3R (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) norteiam a política de gestão de resíduos e do processo produtivo da empresa, que também leva em consideração os princípios da logística reversa. Desde 2013, as iniciativas nessa área vêm sendo intensificadas, especialmente no que se refere a materiais transformados em coprodutos, vendidos a vários segmentos da indústria.

Outro destaque que demonstra a preocupação da Aperam em relação ao meio ambiente é o fato da empresa ser a única produtora mundial de aço com 100% de carvão vegetal. O aço da companhia é verde porque tem origem no minucioso processo de produção do carvão vegetal. Do desenvolvimento da muda de eucalipto, passando pelo cultivo das florestas 100% renováveis plantadas no Vale do Jequitinhonha, até chegar à carbonização da madeira, há um rigoroso controle, que protege a biodiversidade local, reduz impactos ambientais e garante a preservação do meio ambiente. Além disso, como o processo de carbonização da Aperam BioEnergia é planejado e feito de forma sustentável, a companhia conquistou vários certificados, como o FSC® – que assegura que toda a madeira utilizada neste processo é produzida de forma ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Com essa tecnologia pioneira, revolucionária e, sobretudo, sustentável, o carvão vegetal é o grande diferencial competitivo do aço verde da Aperam.

Todo o empenho da empresa para realizar um desenvolvimento sustentável em sintonia com a produção, deixa claro que a sustentabilidade, além de compromisso, é inerente ao negócio da organização. A sustentabilidade faz parte do DNA da empresa e é um dos valores que orienta o trabalho da Aperam.

 

Compartilhar: