Oikós: a riqueza ecológica de Timóteo

12/01/2017

Você já ouviu falar da grande reserva ecológica da Aperam? O Oikós, em Timóteo, Minas Gerais, é o Centro de Educação Ambiental da Aperam South America, inaugurado em 1993. A iniciativa da área de proteção animal e vegetal foi muito amplificada e hoje proporciona uma relação entre cultura, educação, preservação e também muita diversão.

Conheça um pouco mais sobre esse espaço incrível!

Oikós em Timóteo

As características dessa grande reserva

Oikós, que significa “casa” em grego, recebeu o acento agudo em homenagem aos indígenas, que pronunciam mais fortemente a última sílaba das palavras. Nome apropriado para um lugar que acolhe tanta biodiversidade, com muitas nascentes, espécies vegetais, espécies de aves e muito mais. O centro possui mais de 950 hectares remanescentes da Mata Atlântica e é localizado próximo ao Parque Estadual do Rio Doce, que também é uma riqueza nacional. O Oikós é aberto para estudantes, professores e público em geral, e oferece inúmeras atividades. Abaixo, falamos um pouco sobre elas.

Atividades para todos em Oikós

Nossa primeira parada é o Centro de Visitantes, onde todos podem saber mais sobre a Mata Atlântica e outros biomas, além de conhecer um pouquinho sobre a Aperam e os princípios da Empresa. Na estação meteorológica, logo após, os visitantes têm a oportunidade de acompanhar, em tempo real, a temperatura e umidade relativa do ar, radiação solar, velocidade do vento e muito mais.

Você já viu um minhocário? No Oikós é possível conhecer essa iniciativa sustentável e outras na área de Tecnologias Alternativas. E se você é fã de atividades físicas, vai gostar de praticar arvorismo, fazer caminhadas e também trilhas, que não só permitem exercícios físicos como também contato com a flora e fauna. A Cabana também é uma área reservada para treinamentos em contato com a natureza.

Ao longo da reserva é possível apreciar as nascentes de água pura e natural. Para quem gosta de plantas, o viveiro de mudas (que possui área de produção de vários tipos de mudas destinadas à recuperação de áreas degradadas e ao paisagismo) é um verdadeiro paraíso.

O Cruzeiro é outra parada obrigatória do Oikós em função da vista estonteante. Lá em cima, a mais de 700 metros de altitude em relação ao nível do mar, há o Mirante, de onde é possível ver a cidade de Timóteo, o Centro de Educação Ambiental – Oikós e até mesmo parte do Parque Estadual do Rio Doce.

O “Brincando, fazendo e aprendendo no Oikós” traz uma ampla programação de atividades de lazer e cultura, sempre no mês de julho, e promete muita diversão não apenas para a criançada, mas para qualquer faixa etária. Mas não é somente em julho que as crianças têm espaço garantido no Oikós! O Centro de Educação Ambiental sempre recepciona alunos e professores em visitas escolares monitoradas. Basta agendar.

Tesouro para Timóteo e para o Brasil, o Centro de Educação Ambiental Oikós também é mostra da preocupação da Aperam com a qualidade de vida em seu local de atuação. Além do zelo com a conservação ambiental e da propagação cultural, o Centro gera pesquisa, trabalho e renda. A Aperam também empenha-se em preservar e reconstituir o meio ambiente da comunidade, mesmo fora dos limites do Oikós.

Você não pode deixar de conhecer esse paraíso ecológico! Para saber mais e agendar a sua visita acesse a página da Oikós.

Compartilhar: