fbpx

Blog

O aço inox da Aperam está no Inhotim

BRUMADINHO-MG – INHOTIM – Inauguração 2019 | Foto Leo Lara

O aço inoxidável da Aperam combina com projetos artísticos? A resposta é sim, e se confirma na mais nova obra permanente do Instituto Inhotim, localizado em Brumadinho (MG), que contou com a doação de oito chapas de inox da Aperam.

Criada pelo artista americano Robert Irwin, a escultura “Sem título” integra o projeto de expansão do espaço e foi instalada no ponto mais alto visitável do Instituto. Ela foi inaugurada em novembro e, desde então, recebe visitantes interessados em conhecer a novidade e contemplar outras instalações e a exuberância da área verde preservada. 

“A parceria com o Instituto Inhotim foi uma grata surpresa para nós, ainda mais em uma obra que combina com uma de nossas palavras-chave, que é a inovação. O material que escolhemos apresenta um desempenho excepcional em ambientes externos, o que será ideal para a manutenção da escultura”, comemora Renata Kvint Patti, analista de Negócios da Aperam.

Por estar localizada em uma área externa, a escolha do aço inoxidável para compor a obra permanente proporcionou uma série de vantagens. “O inox é muito resistente a um dos processos mais comuns de degradação de materiais que estão ao ar livre, que é a oxidação. Usando esse material, nossa pretensão é que a necessidade de manutenção seja praticamente irrelevante, com a expectativa de que a obra permaneça da forma como foi concebida por vários anos”, avalia Paulo Soares, gerente técnico do Instituto Inhotim.

 

Aço resistente e bom de trabalhar

Ao conceber sua maior escultura já construída, o artista Robert Irwin preferiu que o aço utilizado na composição não tivesse nenhum acabamento que cobrisse as características do metal. Por isso, o inox usado na peça passou apenas por dois processos de tratamento: o jateamento com abrasivo, para retirar a carepa original do produto, e a finalização com microesfera de vidro, para manter o aspecto acetinado.

Para compor a obra, as chapas de inox saíram da nossa fábrica, em Timóteo, diretamente para uma empresa especializada em corte de alta precisão, em Santo André (SP). 

Depois dessa etapa, as peças seguiram para Brumadinho, para usinagem e acabamento. “A experiência foi ótima, mas desafiadora. Como a obra usa três materiais distintos – aço inox, concreto e vidro artesanal –, tivemos que ter uma precisão cirúrgica nas execução das etapas, assim como muito planejamento”, relembra o gerente técnico do Instituto Inhotim. 

Uma das vantagens foi justamente o nosso aço inoxidável. “A trabalhabilidade do inox da Aperam foi excelente, assim como a resposta ao manuseio”, completa Paulo. 

 

O Instituto Inhotim

Aberto ao público em 2006, o Instituto Inhotim é um museu de arte contemporânea e jardim botânico localizado na cidade de Brumadinho, a 60 km de Belo Horizonte (MG). Possui 140 hectares de área abertos à visitação e é considerado um importante destino turístico brasileiro, tendo sido visitado por três milhões de pessoas. 

O vasto acervo conta com pinturas, esculturas, desenhos, fotografias, vídeos e instalações de cerca de 60 artistas, de 38 países. Atualmente, o espaço possui 560 obras em exposição, dispostas em uma das 23 galerias ou ao ar livre, no jardim botânico. 

Na área ambiental, o Inhotim tem coleção de aproximadamente 4,5 mil espécies, de todos os continentes – algumas delas raras e ameaçadas de extinção.

 

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Menu