fbpx

Blog

Nossa meta é inovar com segurança

Para a Aperam, nenhuma atividade pode ser desempenhada se não for feita com segurança. Esse princípio faz parte do nosso jeito de trabalhar. Para inovar com segurança, seguimos sempre os procedimentos corretos. São eles que garantem a integridade das equipes que entregam ao mercado as melhores soluções em aços especiais.

Enfrentamos esse desafio lançando mão de uma série de metodologias que identificam os riscos de cada atividade – e que indicam qual a forma correta de eliminá-los. “A consciência sobre a importância de agir com foco na integridade dos empregados é um sentimento presente e reforçado – da indústria aos escritórios corporativos”, avalia Roberto Bamenga Guida, gerente executivo da Aperam.

Um exemplo dessa atitude é a certeza compartilhada entre os empregados de que uma atividade só pode ser executada atendendo a todos os padrões e normas de segurança. Ou seja, nossas equipes têm abertura para exercer o direito de se negar a fazer qualquer atividade que traga risco ou perigo.

A empresa também incentiva seus empregados a manter a atenção permanente em relação à identificação de riscos e perigos, sugerindo alternativas para mitigá-los. Em muitos casos, o próprio profissional pode executar o projeto proposto. “Incentivamos a autonomia das equipes e oferecemos todas a orientação e ferramentas para que tirem suas ideias do papel. Com essa atitude, o compromisso com a segurança se fortalece”, completa Roberto Guida.

 

Aqui também tem inovação  

Para que a atenção à segurança esteja efetivamente presente no dia a dia dos empregados, a Aperam também investe de modo contínuo em capacitação e treinamento. É esse o momento ideal para que equipes relembrem atitudes, reforcem modelos e padrões de trabalho e conheçam os riscos de não seguir as regras estabelecidas.

Pensando em qualificar ainda mais esses momentos de capacitação, a Empresa investiu na criação de um espaço reservado para o tema, o Centro de Sensibilização de Segurança Aperam (CSSA), instalado dentro da Usina de Timóteo (MG).

A proposta do local é garantir o aprendizado por meio da experiência. Neste ambiente os empregados vivenciam situações que podem ocorrer no dia a dia de trabalho. Desse modo, aguçam sua percepção dos riscos e revisitam os procedimentos corretos.

Além disso, a Empresa investe cada vez mais na automatização de processos. A meta é clara: aumentar o bem-estar de suas equipes e contribuir para que foquem esforços em responsabilidades mais estratégicas e em aumentar a produtividade.

É dessa forma que os aços especiais da Aperam são feitos, com atenção constante à integridade física e psicológica das pessoas que os fabricam.

 

Segurança que chega ao cliente

Esse compromisso se estende à nossa cadeia de negócios. Uma das maneiras que a Empresa tem para reforçar esse princípio é compartilhar com seus clientes orientações seguras para o manuseio, movimentação e desembalagem de bobinas.

Por isso, ao receber uma bobina de aço, verifique se a embalagem está em boas condições para ser movimentada, atividade que sempre deve ser feita por meio de ponte rolante ou empilhadeira.

A equipe responsável por receber o produto também deve verificar se a bobina está corretamente cintada. Caso não esteja, a recomendação é realizar o procedimento com uma fita de aço ou material similar.

Atenção especial deve ser concedida no momento de movimentação do produto. Empregados envolvidos na atividade devem manter distância de segurança da peça e jamais permanecer sob cargas suspensas. E, claro, só vale desmontar a embalagem usando o Equipamento de Proteção Individual (EPI) completo.

Segurança também será um tema recorrente das nossas conversas. Quer trocar experiências ou conhecer de perto nossas práticas? Fique atento às próximas edições da Made for Life!

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.