Nascido do carvão vegetal de BioEnergia: conheça o aço verde da Aperam

01/09/2017

Você conhece o aço verde da Aperam? Conhece seus diferenciais e sabe por qual motivo se utiliza carvão vegetal em vez de carvão mineral como fonte primária para a sua produção?

Nascido do carvão vegetal da Aperam BioEnergia, o aço verde da empresa é considerado um produto de altíssimo impacto na economia e indústria brasileiras, sendo um modelo de sustentabilidade em todo o mundo.

O que é carvão vegetal?

O carvão vegetal é um produto do setor de base florestal, isto é, é obtido por meio da queima ou carbonização da madeira oriunda do eucalipto, espécie de árvore cultivada em florestas plantadas com fins produtivos e sempre renovadas.

Além de ser utilizado como matéria-prima para o aço verde, o carvão vegetal é utilizado de diversas outras formas, como no fornecimento de energia, em forma de calor, para indústrias de cimento e fábricas de cerâmicas, por exemplo.

Nascido do carvão vegetal de BioEnergia conheça o aço verde da Aperam

Carvão vegetal é um dos materiais naturais mais importantes existentes no planeta Terra

Porque o carvão vegetal é considerado sustentável?

Dados da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ), indicam que no Brasil aproximadamente 120 indústrias utilizam carvão vegetal no processo de produção de ferro-gusa, ferro-ligas e aço.

Devido ao tipo de cultivo do eucalipto que será transformado em carvão vegetal, bem como o manejo executado nas florestas, onde o ciclo de reflorestamento é respeitado, o carvão vegetal é considerado sustentável.

Além disso, todo o sistema de produção via Aperam BioEnergia para suprir a demanda da matéria-prima para a Aperam South America (que produz o aço verde) leva em conta a responsabilidade ambiental, a plena absorção de CO² pela floresta e outros fatores.

Tais precauções tornam o carvão vegetal da Aperam como o único, de fato, 100% sustentável e verde, uma vez que não inclui, por exemplo, misturas com carvão mineral ou combustíveis fósseis, altamente poluentes.

Desta forma, o carvão vegetal possui certificação florestal, possuindo selos como FSC® (Forest Stewardship Council) e Cerflor (Certificação Florestal), que garantem a origem de todo este processo amparado na sustentabilidade.

Aperam BioEnergia

A Aperam BioEnergia tem como seu principal produto o carvão vegetal de qualidade superior aplicado à indústria siderúrgica.

Como foi dito anteriormente, este produto é obtido de forma ambientalmente correta, partindo das florestas renováveis de eucalipto. Com o uso da mais avançada tecnologia disponível no país, uma das grandes vantagens deste material é reduzir gastos energéticos nos altos fornos da Aperam South America em Timóteo.

Toda a madeira utilizada para gerar este produto tão especial é originária das plantações que utilizam mudas com materiais genéticos selecionados e combinados com o intuito de melhor adaptar o eucalipto ao solo e clima das regiões produtoras.

Por estes e tantos outros motivos, a Aperam consegue colocar no mercado um produto tão impactante sob o viés sustentável, gerando o aço verde de extrema qualidade e com preço mais acessível à indústria.

 

E então, restou alguma dúvida? Fale com a Aperam. Comente abaixo que teremos o maior prazer em conversar com você!

Compartilhar: