fbpx

Blog

Inox x Cobre: saiba quais as vantagens de cada um

O cobre foi um dos primeiros metais a serem descobertos pelo homem. Faz parte de nossa história há milênios, de diversas formas. São muitas as aplicações desse metal laranja-avermelhado e dependemos dele para muita coisa. Ele é um excelente condutor e essa é sua maior aplicação: condução de energia elétrica.

O aço inoxidável, que não é um elemento químico como o cobre, mas uma liga metálica, também é muito importante para o nosso dia a dia e vem ganhando cada vez mais aplicações na sociedade. As várias propriedades do inox fazem dele um elemento precioso e muito versátil, pois está presente nos automóveis, na indústria, nas construções e em tantos outros locais. Tem, inclusive, algumas aplicações em comum com o próprio cobre.

Fio de cobre

Mas, em quais casos é melhor utilizar o inox? Ficou na dúvida? Então fique atento à nossa explicação!

Características e aplicações do Aço Inox e do Cobre

É provável que a mineração do cobre tenha começado há cinco mil anos. É encontrado na natureza na forma de calcopirita, que é um mineral de cobre, e é considerado um metal nobre. Com o tempo, sua utilização tornou-se industrial e temos o cobre nos utensílios de cozinha, nos cabos de alta e baixa tensão, em equipamentos, na decoração e também nas ligas metálicas: o cobre com o estanho, por exemplo, forma o bronze.

O aço inoxidável é uma liga metálica com base de ferro e cromo, e também níquel e outros elementos. O inox assim como o cobre também é altamente reciclável, e, também, o inox não retém bactérias e é de fácil limpeza. Os dois elementos apresentam flexibilidade e diversidade em acabamentos. Até agora, está difícil escolher!

[Leia mais] Produtos em Aço Inox

As diferenças entre Inox e Cobre

Uma das maiores características do inox é sua alta resistência à oxidação e pouca ou nenhuma modificação quando entra em contato com outros elementos. O mesmo não se pode dizer do cobre, que, apesar de resistir bem à corrosão, sofre oxidação se fica por muito tempo em contato com o ar atmosférico.

Como consequência dessa oxidação, é formada uma película tóxica em sua superfície. Em condições favoráveis, a corrosão do cobre é mínima. Porém, ele não é recomendado para locais onde se encontram enxofre, amônia, sais oxidantes de metais pesados, entre outros, pois corrói de maneira muito mais rápida. Dessa forma, o cobre não é o material ideal para grandes estruturas e construções, como prédios, casas ou pontes, pois não é resistente, por exemplo, a chuvas ácidas, que tem a presença de óxidos de enxofre. O inox, por outro lado, é facilmente encontrado em grandes construções.

Na cozinha, o cobre pode ser outro problema. Apesar de as panelas feitas de cobre serem boas condutoras de calor, elas podem liberar cobre quando entram em contato com certos alimentos, como é o caso dos alimentos mais ácidos. A intoxicação por cobre pode causar danos graves à saúde. O inox, como elemento inerte, não apresenta esse risco. Você pode ter uma cozinha toda feita em inox, sem preocupações.

Ferro ou cobre, o importante é escolher o metal certo para cada projeto! Fique atento às vantagens do inox e não erre na hora de colocar a mão na massa.

Se você gosta de comparativos, você vai adorar o nosso artigo aço inox ou ferro.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.