Aço inoxidável 409: campeão em maleabilidade

19/07/2018

Um dos primeiros aços do portfólio dos inoxidáveis da Aperam, o AISI 409 se destaca por propriedades químicas e mecânicas que favorecem a sua utilização nos mais diversos processos de fabricação que a indústria impõe aos materiais.

Com composição que se aproxima do limite do teor de cromo para que um aço possa ser considerado inoxidável (de 10,5%), o AISI 409 agrega excelente custo-benefício aos produtos nos quais é aplicado.

Quando o assunto é estampabilidade, o AISI 409 mostra sua versatilidade ao alcançar alongamento típico de 40%, absorvendo muitas das variações decorrentes do processo de fabricação dos carros de mão. Com umas das melhores performances dos aços inoxidáveis ferríticos para esta finalidade, o 409 foi a escolha natural para os carros de mão por ser facilmente estampado nos mais diversos níveis de profundidade de caçambas (especialmente nos modelos rasos e médios).

Por se tratar de um aço mono-estabilizado ao titânio (Ti), com taxa de estabilização maior ou igual a seis, o 409 também possui bom comportamento no que tange à soldabilidade, atendendo, desse modo, à grande maioria das demandas do mercado.

 

+

Os carros de mão em aço inoxidável dão sequência à busca da Aperam por ampliar as oportunidades de uso do material na construção civil. Confira o vídeo abaixo e conheça outras aplicações neste segmento:

Compartilhar: