Novidades da Aperam

Assunto de gigantes

07/12/2016

Na semana do dia 14 de novembro, o Brasil acompanhou a chegada de um ilustre objeto voador ao aeroporto de Viracopos, em Campinas. O Antonov An-225 Mriya, maior aeronave do mundo, pousou em solo brasileiro, na manhã daquela segunda-feira, atraindo a atenção da imprensa e de curiosos interessados em ver de perto o avião de dimensões astronômicas (84 metros de comprimento, 32 rodas e 6 motores).

Em Campinas, uma peça de sustentação foi acoplada à aeronave, que seguiu no mesmo dia para o aeroporto Internacional de Guarulhos, na Grande São Paulo. Por lá, estava à sua espera um transformador de 155 toneladas, fabricado pela empresa ABB com o aço GO da Aperam. Capaz de alimentar uma cidade de 200 mil habitantes e podendo pesar até 250 toneladas, ele foi ancorado à aeronave e seguiu rumo ao Chile na noite do dia 15.

A montagem do transformador foi concluída em quatro meses, metade do tempo que costuma ser necessário para a fabricação de um equipamento deste porte. Segundo Marcos Paulo de Jesus, gerente de Suprimentos da ABB, além da ampla dedicação da equipe interna, a compra do aço da Aperam foi um diferencial com o qual a empresa contou para o cumprimento do prazo. “A Aperam é uma parceira de longa data da ABB e, devido ao fato de produzir o aço em uma fábrica brasileira, estando geograficamente próxima, representa a melhor opção logística. Todas as 102 toneladas de aço utilizadas na fabricação foram adquiridas da empresa”, ressalta.

 

Veja em vídeo: acesse a página da ABB no Facebook e confira os bastidores do carregamento da aeronave em Guarulhos.

 

Compartilhar: