Novidades da Aperam

Alunos do Construindo o Saber discutem sobre câncer de mama

01/11/2017

Os alunos do projeto de terceira idade Construindo o Saber participaram, na última segunda-feira (30), de uma ação coletiva de saúde promovida pela Fundação Aperam Acesita, em parceria com a farmácia Indiana. Câncer de Mama foi um dos assuntos abordados no evento, que marcou a reta final do Outubro Rosa, um tempo marcado por ações dedicadas à conscientização das mulheres sobre os cuidados que precisa ter com a saúde.

Aferição de pressão arterial, massagem corporal, consulta capilar e pesagem foram algumas dos serviços oferecidos aos alunos, que também receberam orientações sobre como ter uma vida mais saudável na terceira idade. As mulheres foram motivadas a se tocar com frequência e sempre atentas às alterações suspeitas.

A ação reforça o debate realizado, nesse período, em todo o Brasil sobre a saúde da mulher. Segundo a coordenadora de projetos da Fundação, Flávia Soares, iniciativas de conscientização para uma vida mais saudável na terceira idade é um dos focos do Construindo o Saber. “Desenvolvemos com os alunos várias atividades focadas em diversos aspectos que colaboram para que as pessoas possam ter uma melhor qualidade de vida na terceira idade. Tanto no que diz respeito ao bem-estar físico, quanto ao psicológico. Conversamos muito sobre a prevenção ao câncer de mama, enfatizando a importância da realização do autoexame e da mamografia, destacando que o diagnóstico precoce é fundamental na cura da doença.”

Mamografia

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, seguido pelo câncer de pele não melanoma, que responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Para mulheres entre 50 e 69 anos, a indicação do Ministério da Saúde é que a mamografia de rastreamento seja realizada a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

A iniciativa foi uma parceria entre a Fundação Aperam Acesita e a farmácia Indiana
Compartilhar: