fbpx

Novidades da Aperam

Aços carbono da Aperam são utilizados em peças para motosserras

Aços carbono da Aperam são utilizados em peças para motosserras – Foto: Divilgação

Nos filmes clássicos de terror, quando uma motosserra aparece, a tensão aumenta. Não é para menos. Equipamento utilizado para o corte de madeira, sua compra e utilização está atrelada a diversas obrigações legais, como Licença para Porte e Uso e registro no Ibama, por exemplo.

A norte-americana Blount, maior fornecedora mundial de peças para motosserras, utiliza o aço carbono especial da Aperam, P760L, para a fabricação da corrente, um dos principais componentes do equipamento. O aço produzido em Timóteo chega à Blount passando pela Waelzholz Brasmetal, empresa que faz a laminação a frio das bobinas.

A parceria da Waelzholz Brasmetal com a Aperam existe há mais de 20 anos. Atualmente, no entanto, um aperfeiçoamento no material está em um curso, em um trabalho desenvolvido pelas áreas de Laminação a Quente, Centro de Pesquisas e Assistência Técnica da Aperam, em parceria com o laboratório da Waelzholz Brasmetal. “Tínhamos o objetivo de reduzir a intensidade da corrosão intergranular do aço carbono P760L e, em poucos meses, já conseguimos chegar aos níveis especificados pelo cliente final. Esse é um feito que dá maior durabilidade ao material, aumentando sua resistência à fadiga”, explica o gerente de Compras, Qualidade e Programação de Produção da Waelzholz Brasmetal, Maurício Franco Bomfim.

A conclusão do projeto, prevista para março, representa uma ampliação de mercado. “Passaremos a produzir um aço ao carbono com as especificações técnicas exigidas pelos mercados da América do Norte e Ásia”, ressalta Rafael Rezende Montes, assistente técnico da Aperam.

Compartilhar:
Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on linkedin
Menu

Clique no botão de edição para alterar esse texto. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Ut elit tellus, luctus nec ullamcorper mattis, pulvinar dapibus leo.