Novidades da Aperam

Aços carbono da Aperam são utilizados em peças para motosserras

07/03/2017

Aços carbono da Aperam são utilizados em peças para motosserras – Foto: Divilgação

Nos filmes clássicos de terror, quando uma motosserra aparece, a tensão aumenta. Não é para menos. Equipamento utilizado para o corte de madeira, sua compra e utilização está atrelada a diversas obrigações legais, como Licença para Porte e Uso e registro no Ibama, por exemplo.

A norte-americana Blount, maior fornecedora mundial de peças para motosserras, utiliza o aço carbono especial da Aperam, P760L, para a fabricação da corrente, um dos principais componentes do equipamento. O aço produzido em Timóteo chega à Blount passando pela Waelzholz Brasmetal, empresa que faz a laminação a frio das bobinas.

A parceria da Waelzholz Brasmetal com a Aperam existe há mais de 20 anos. Atualmente, no entanto, um aperfeiçoamento no material está em um curso, em um trabalho desenvolvido pelas áreas de Laminação a Quente, Centro de Pesquisas e Assistência Técnica da Aperam, em parceria com o laboratório da Waelzholz Brasmetal. “Tínhamos o objetivo de reduzir a intensidade da corrosão intergranular do aço carbono P760L e, em poucos meses, já conseguimos chegar aos níveis especificados pelo cliente final. Esse é um feito que dá maior durabilidade ao material, aumentando sua resistência à fadiga”, explica o gerente de Compras, Qualidade e Programação de Produção da Waelzholz Brasmetal, Maurício Franco Bomfim.

A conclusão do projeto, prevista para março, representa uma ampliação de mercado. “Passaremos a produzir um aço ao carbono com as especificações técnicas exigidas pelos mercados da América do Norte e Ásia”, ressalta Rafael Rezende Montes, assistente técnico da Aperam.

Compartilhar: